quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Bullying: saiba identificar se seu filho é alvo de ataques

Bullying: saiba identificar se seu filho é alvo de ataques


Confira como os pais podem identificar se o filho é alvo de bullying ou responsável por agressões na escola, segundo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, autora de “Bullying – Mentes Perigosas nas Escolas”.

- As vítimas ficam isoladas no recreio, costumam ser muito retraídas e faltam aulas. Elas costumam apresentar depressão, desinteresse na escola e inventam desculpas para evitar ir às aulas. Os pais devem ficar de olho se os jovens têm marcas e hematomas pelo corpo, que podem ter sido causados por agressões.

- Já os agressores fazem brincadeiras de mau gosto, insultam e constrangem, ameaçam e intimidam outros alunos. Em casa, são crianças e adolescentes que desafiam pais, irmãos e responsáveis, não respeitam e manipulam as pessoas.

Os pais têm um papel fundamental no combate ao bullying. Devem educar e orientar as crianças introspectivas e inseguras, principais alvos, como também as crianças que podem agredir seus colegas. “É imprescindível que os pais encontrem tempo para uma convivência saudável com seus filhos, estabelecendo um diálogo permanente sobre suas vidas, dúvidas, angústias, expectativas e o universo ao seu redor (...) isso é fundamental para prepará-los para a vida adulta.

Outra ação é cobrar da escola medidas que coíbam o bullying, como a orientação de professores, outros funcionários e pais. “Entre as inúmeras funções da educação de nossas crianças e adolescentes está a ensinar o respeito pelas diferenças”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário